os 5 ministérios

efésios 4:11

Apóstolos

O Apóstolo, seguindo o significado dessa palavra, é um enviado, um delegado, um embaixador. Ele tem um papel-chave no Reino de Deus, cumprindo necessariamente o papel de fundador, e não apenas no sentido de iniciar alguma coisa, mas também no sentido de acompanhar o crescimento de uma igreja, cuidando para que não haja deformações e falhas no desenvolvimento dela. O apóstolo luta pelo fundamento correto e, da mesma maneira, para que os cristãos permaneçam sobre esse fundamento.

Deus confia aos Apóstolos Sua Visão porque deu a eles a capacidade de enxergarem mais longe. 

É um mensageiro autorizado e enviado por Deus para gerar e fundamentar igrejas.

Profetas

Profeta significa “falar antes ou guiar, exortar e fortalecer em nome de Deus” . Sua função básica é receber uma mensagem do Senhor e comunicá-la fielmente aos homens. Normalmente, a linguagem utilizada pelo profeta para expressar a mensagem de Deus é através de SÍMBOLOS. Por isso praticam tantos atos proféticos. 

Enquanto o apóstolo é aquela pessoa que recebeu de Deus a visão de enxergar mais longe, o profeta recebeu de Deus a visão para enxergar mais fundo. O profeta consegue perceber as realidades mais profundas da vida de uma pessoa e também de uma igreja.

O Ministério Profético traz discernimento e direção espiritual.

Evangelistas

Evangelista significa aquele que leva as boas novas. São diretamente capacitados pelo Espírito Santo para comunicar com eficiência o evangelho aos descrentes
Se os Apóstolos enxergam mais longe e os Profetas mais profundo, os olhos dele estão constantemente colocados fora da igreja, em busca dos perdidos. Ele quer se encontrar com os incrédulos, fazer contato com eles e apresentar-lhes o Evangelho de forma clara e compreensível.
Por isso, uma das características do evangelista é a criatividade. Ele consegue, de diferentes maneiras, apresentar o Evangelho. Para ele, o que importa é fazer com que os não-crentes ouçam, entendam e aceitem a mensagem do Evangelho.

Pastores

O termo Pastor normalmente é associado àquele que apascenta e cuida das ovelhas. Todo Pastor recebe a capacitação divina para nutrir, cuidar e amadurecer espiritualmente cada ovelha. São ungidos e constituídos segundo o coração de Deus pra operar com ciência e inteligência através da fé em Jesus.

O Apóstolo enxerga mais longe. O Profeta mais profundo, o Evangelista para fora da Igreja e o Pastor direciona suas vistas para as pessoas.
Ele tem ampla disposição para carregar as pessoas nos braços, trazer-lhes encorajamento e fazer oração por elas. O trabalho do Pastor é de intensidade.

Mestres

Mestre significa instrutor. De forma especial, o Senhor os capacita para entender, explicar claramente e aplicar na prática a Palavra de Deus. Tem como principal missão a função de trabalhar na edificação dos rebanhos e o esforço para evitar o nascer e desenvolver de heresias e doutrinas malignas na Igreja.

Diferentemente do apóstolo, que olha para mais longe, e do profeta que olha para mais fundo, bem como do Evangelista que olha para fora da igreja e do Pastor que olha para as pessoas, o Mestre olha para a Palavra. Ele é alguém bastante dedicado ao estudo da Bíblia. Ele é apaixonado pela Bíblia. Ele anseia por descobrir os ensinamentos bíblicos acerca de Jesus e do Seu Reino.

O ministério do mestre consegue trazer estabilidade e maturidade à Igreja, levando-a a resistir nos tempos de seca, frio e tempestades.